A alternativa para uma mastigação mais confortável
Saiba
Mais
A prótese dentária é a ciência que lida com a reposição de tecidos bucais, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Também é utilizada para substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Prótese dentária fixa
As próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes. As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele. Já as pontes são coroas que se apóiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.
Prótese dentária removível
Podem ser confeccionadas de várias formas e por serem removíveis, podem ser retiradas para higienização. Podem ser retidas por grampos ou encaixes. A grande desvantagem deste recurso é a pouca retenção e a necessidade de substituição das próteses com no máximo 5 anos após sua confecção.
Prótese sobre implantes
As próteses sobre implantes dentários são utilizadas para repor um, alguns ou até mesmo todos os dentes perdidos. Podem ser fixas ou removíveis. As fixas são parafusadas e/ou cimentadas sobre os implantes, enquanto as móveis possuem um sistema de encaixe tipo barra ou o´ring para fixação.
Existem também as próteses “protocolo” que são encaixadas geralmente sob 4 implantes e nessa prótese estão todos os dentes da mandíbula ou maxila.